quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

[Fotografia] – Canon vs Nikon: A discussão mais inútil do universo da fotografia

 Rafael Salvador – São Paulo 05-01-2012

Não queria entrar nesse tópico pura e simplesmente porque entendo essa discussão como um papo típico de amador. Coisa de quem não ganha à vida com fotografia e acha que a câmera vai fazer dele um profissional de sucesso.  

Então por que decidi escrever sobre isso?

Porque sou fotógrafo, e como tal, involuntariamente sou tragado para essa discussão em qualquer lugar que vou. Já entrei em debates assim em todo tipo de situação: Festa infantil, café da manhã, casamento, roda de amigos, etc.
A impressão que tenho é que debaixo da mesa do restaurante vai surgir um adolescente cheio de espinhas na cara e perguntar:
- Tio eu estava lendo na revista Fotografe Pior sobre a Canon XYZ, mas acho que a Nikon D69 é melhor, qual devo comprar?

Esta matéria tem a finalidade de deixar por escrito minha opinião definitiva sobre o assunto! Assim, da próxima vez que me perguntarem posso simplesmente indicar o link para o meu bolg. (acho que vou até colocar esse link no meu cartão de visita).

Pois bem, para quem não me conhece informo: Sou retratista e fotógrafo de moda. Como equipamento pessoal escolhi Canon, mas no estúdio onde trabalho a Nikon domina desde o começo. Acabei me acostumando com as duas marcas e hoje não tenho problemas em utilizar essa ou aquela câmera.
Quando migrei do filme para digital escolhi Canon porque muitos dos meus fotógrafos de referência e professores usavam a marca. Achei o menu e os comandos de mão mais acessíveis e a assistência técnica era mais barata e fácil de contratar.

Indiscutivelmente a Nikon reinou no mercado desde o início dos tempos até a década de 90 porque tinha de fato a melhor ótica e o melhor corpo de câmera. As séries F da Nikon eram sinônimo de profissionalismo, resistência e qualidade. As outras marcas eram meras coadjuvantes e a Canon vinha atrás das gigantes como: Olympus, Minolta e Pentax.

A Nikon saiu na frente com a era digital apostando forte na nova tecnologia desde o início da década de 90, mas foi o sistema autofocus a chave para a ascensão da Canon nas ultimas décadas.

Com uma jogada muito arriscada a Canon mudou seu sistema de baioneta inutilizando assim todas as suas lentes da era analógica antiga, e começou do zero novamente mudando todo o sistema óptico e de autofocus. A jogada deu certo e a marca disparou como referência de foco rápido e preciso. Já a rival Nikon optou por manter a compatibilidade e voltou seus estudos para o corpo da câmera, sensores e materiais de alta qualidade com excelente durabilidade.

Por esse motivo alguns fotógrafos “velhos de guerra”, que já usavam Nikon antes mesmo da era digital, dizem até hoje que a Canon quebra fácil, em contra partida todos (menos uma revistinha para fotógrafos amadores) dizem que o foco das lentes Canon é mais rápido e preciso.

Nos últimos anos a guerra entre as duas marcas ficou cada vez mais acirrada. A Canon respondeu às investidas da Nikon de forma agressiva. Passou a lançar câmeras com ciclos de vida de 150,000 e 175,000 disparos, entrou em uma concorrência marqueteira de Megapixels e aumentou a gama de lentes da série L.

Atualmente em faturamento e fatia de consumidores a Canon é muito maior que o da Nikon, mas ambas estão vendo marcas antigas como Olympus e Pentax voltarem a vida.
Paralelo a isso, players gigantescos estão entrando no mercado de forma muito forte, exemplo da Samsung e Sony que não tinham tradição em fotografia, mas com capital e compra de patentes (principalmente da Kodak) estão entrando no segmento de forma agressiva .  

Minha experiência com diversas marcas me deu a possibilidade de apontar pontos fortes e fracos em ambas e para provar que sou imparcial vou começar descascando a Canon!

Nos últimos 2 anos venho assistindo a Canon lançar câmeras em um nível frenético e sem lógica. Não há muita inovação nas ultimas 3 câmeras da linha Rebel e a linha da 40D e 50D perdeu muito com a 60D que agora tem corpo de plástico.
A série L de lentes está incorporando algumas objetivas que não tem correção de diafragma em todas as extensões e isso é péssimo. Quem usa lentes corrigidas sabe a diferença e quem paga os olhos da cara para levar uma Lente L não merece uma objetiva que não tem esse recurso.

Outro problema da Canon é a enlouquecida corrida por mais Megapixels. Essa é uma jogada de marketing burra que prejudica a qualidade do trabalho final e agrada somente a amadores. Quanto mais megapixels mais Ruído! Isso é obvio para todos... menos para Canon. Para que uma câmera de 18 Megapixels de sensor APS? A Nikon notou isso e em sua linha há câmeras top com 12 Megapixels o que já é mais do que suficiente para todos os tipos de situação e garante menos ruído em ISO mais alto.
Somente nos últimos lançamentos é que a Nikon resolveu aumentar um pouco a quantidade de Megapixels, mas ainda sim de forma bem mais consciente que a Canon.
O grande problema da Nikon é que a marca não está investindo na qualidade das câmeras de entrada (linhas de câmeras para profissionais que estão entrando mo mercado e não podem investir pesado na compra de equipamento). Estou falando da D90 para baixo.Todas as câmeras Nikon que usei apresentaram sinas de uso numa velocidade impressionante. O mais comum é o descolamento das borrachas do corpo e lente, e isso já vem de séries antigas como D200 e até mesmo alguns modelos da série F.



Muito comum também é a quebra do anel de foco que ocorre com o constante vai-e-vem do comprimento focal. Na minha mão já quebraram três lentes 18-105mm, e tudo isso em menos de 2 anos de uso. 


As lentes antigas da Nikon não eram de plástico como as de hoje e era muito difícil de quebrá-las.  Veja a diferença:

Nunca me agradou também a programação de balanço de branco pré-programados da Nikon. Os caras gostam mesmo de amarelo! Tudo fica amarelo... Você coloca em flash e o resultado: AMARELO... que P... é essa?
Só fui resolver esse problema com luz artificial (estúdio) quando comecei a fotografar em Kelvin 5000 ou 4760. O mais impressionante é que em termos de balanço de branco e tonalidades não tem para ninguém, a Sony é disparada a melhor (mas não vamos falar aqui de Leica, Pentax ou Qualquer outra ok? O foco é Nikon VS. Canon).

Por fim, mas não menos importante, não posso deixar de mencionar os problemas que sempre tive com a assistência técnica da Nikon (Sim fotógrafos e plantão... Nikon quebra também). Pelo amor de Deus... demorar 3 meses para devolver uma câmera só para limpar um censor é muita sacanagem vocês não acham?
Mandei uma lente para colar a maldita borracha e realinhar a óptica e fui retirá-la 7 meses depois... Foi a mesma novela com um flash SB600 que teve uma pilha estourada e a lâmpada queimada: 6 meses para voltar do enrosco.
Acredito que isso vá mudar porque agora a Nikon veio definitivamente para o Brasil e assim sendo sua garantia e assistência.

Por fim deixo a minha opinião: Qual é a melhor câmera? A que está com você no lugar e hora certos. (Ou então a que pagar o melhor patrocínio, afinal somos fotógrafos brasileiros = Fudidos).

4 comentários:

  1. Hellooo! Muito Bom seu Post, sou assitente técnico aqui no sul do Brasil.achei interessante sobre a demora pra resolverem seus problema com as lentes, sensor e flash, pois aqui resolvo estes problemas não passando de 2semanas no máxximo! :)... Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego!

    Obrigado! Espero ter mostrado um pouco (de forma imparcial) o que acredito. E fico muito feliz de vc ter gostado! Espere que virá mais por ai!

    Abs

    ResponderExcluir
  3. Essa foi a melhor resenha que achei sobre a rivalidade Canon x Nikon. Eu mesmo joguei uma moeda pra cima e a Nikon foi a felizarda.
    Meus parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafael,

    Li seu post e me senti na obrigação de comentar - você disse tudo, de maneira clara e objetiva.

    Por fim deixo a minha opinião: Qual é a melhor câmera? A que está com você no lugar e hora certos.

    Parabéns pelo belo post e pela iniciativa de compartilhar seu conhecimento.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir