Gravure e J-Photo

[Gravure] Gravure idols – Um tipo BEM diferente de modelo.




Gravure idols, Gradol (Gravure + Doll)  ou  Chakuero Queen, que em japonês quer dizer algo como: "super sexy rainhas eróticas", na maioria dos casos, são modelos que enfatizam muito a sua capacidade de atração sexual contudo sem apelar para nudez. Posam para fotos e vídeos vestindo praticamente todo tipo de roupa: uniformes de colegial, moda de rua japonesa, kimonos, lingerie etc... mas na maioria das vezes são fotografadas em trajes de banho, o que as fez ficarem conhecidas no ocidente como “modelos de biquine”.






Essas modelos podem ser de qualquer idade dependendo da aceitação do publico, mas geralmente estão entre o final da adolescência e os vinte e poucos anos. Além de aparecer em revistas mainstream e participarem de vários programas de TV, geralmente lançam seus próprios photobooks e DVDs para delírio de seus fãs.


Muitos ídolos populares femininos do Japão lançaram suas carreiras iniciando-se como ídolos gravure e posteriormente mostram suas habilidades para cantar, dançar ou atuar. Essa carreira serve como uma vitrine inicial e só depois, com o tempo e a reação do publico, elas tem a chance de mostrar outras habilidades.




É um pouco difícil entender a complexidade das modelos Gravure justamente porque não temos nada parecido na Europa ou aqui na América e torna-se ainda mais intrigante quando levamos em conta a sociedade japonesa, sempre muito reservada e conservadora. Como pode, em uma sociedade assim, nascer um tipo de modelo que é extremamente sensual e sem pudor?




É provável que as Gravure tenham tido tanto sucesso desde o início porque brincam, de uma forma muito inocente, com o tabu da sexualidade em uma sociedade muito reservada e com um alto nível de pudor. Provavelmente elas serviram de escape para instintos inerentes de todos homens e mulheres, e mostraram o que a sociedade queria ver e tinha medo: A mulher oriental com corpo e atitude de uma americana!



A estética do corpo natural ainda é muito valorizada no Japão mas a moda das Gravure Idols e a popularisação da cirurgia plastica deram o bum

na chamada "idade do busto grande" na década de 1980 e a aceitação foi enorme.

Isso criou um curioso senário: Uma sociedade reservada e que presa o pudor foi a responsável por criar um tipo de modelo que leva a sensualidade e o apelo erótico ao limite e não foi só na moda e estética corporal que essas modelos causaram mudanças.



Na Fotografia isso foi sentido desde books para recordação à anúncios publicitários. As Gravure passam a ser usadas cada vez mais em anúncios, catálogos, TV, Filmes, etc...



Ou seja, as Gravure são as grandes responsáveis por mudar a imagem da mulher oriental na mídia depois dos anos 90.



Apesar dessas modelos serem extremamente curvilíneas e traçarem uma linha sensual de fotografar (muito próxima a nudez), não podemos considerar isso como pornografia. Elas são na verdade especialistas na arte da provocação, do “Isso é só uma amostra do que eu posso”.

(Contudo, não podemos ignorar que algumas continuam suas carreiras como atrizes de filmes adultos japoneses, os famosos JAV, mas realmente não são a maioria).


Tecnicamente os fotógrafos e videomakers japoneses fazem seu trabalho com Gravure Idols com lentes grande-angulares para valorizar as curvas do corpo e passar a impressão de que seios e bum-buns muito grandes. No ocidente estas lentes só são usadas para fotografia de paisagem ou arquitetura.

Para valorizar a pele clara (muito importante na estética oriental) passaram a fotografar com ISO mais elevado deixando a pele mais branca do que na verdade é (tecnicamente superexposto).



Essas mudanças agradaram o grande publico oriental e hoje são muito usadas por fotógrafos de países vizinhos como China e Koreia.

O que para nós é visto como: muito erótico, muito distocido, pele muito clara... para eles é normal.


Esse segmento é tão significativo que desde 2008, a revista Zakzak organiza o prêmio Gravure Idol o que mostra definitivamente a importância e impacto que essas japonesinhas corpudas tem na mídia e sociedade do oriente.


Para saber mais: