Nikko Fotografia



O Que é a Nikko Fotografia? Nada mais do que “show yourself”.



Desde pequeno, tinha certeza de duas coisas: 1) Queria ser fotógrafo. 2) Sentia uma atração muito grande pela cultura oriental.

Naturalmente passei a admirar fotógrafos do Japão, China e Coreia. E sempre achei fascinante como eles distorcem as formas com suas lentes grande-angulares e fazem retratos  em super exposição para deixar a pele mais clara. Ficava particularmente admirado com os books de modelos em situações naturais, sem contorcionismo para uma pose que não têm o menor sentido na vida real. Queria trazer isso para o Brasil de alguma forma, no meu próprio estúdio fotográfico.



Comecei a pensar em um nome para ele. Pois é, antes de tudo, tinha que ter um nome... e isso não é nada fácil. Aliás, essa é uma das minhas maiores dificuldades: dar nome às coisas. A única certeza que eu tinha era a de que teria alguma ligação com a palavra luz (como referência à fotografia), e que fosse em japonês.



Por sugestão de minha sogra ­– uma nissei muito esperta –, adotei, sem questionar, o nome Nikko Fotografia, que em tradução livre quer dizer algo como “Luz do Sol” Fotografia.



Era o nome perfeito! Refletia justamente o que eu queria. Afinal, nada mais natural do que a luz do sol. Mas logo veio o primeiro problema. Muitas pessoas me perguntavam:



“Nikko?! Isso não é nome de marca de câmera fotográfica?”



“Não... – eu sempre respondia de mal humor – A marca de câmera é Nikon, com um ‘k’ só e ‘n’ no final. E eu uso Canon, não Nikon!!!”


Nunca consegui sanar esta confusão com o nome do meu estúdio, mas tudo bem. Com uma boa dose de auto-estima e teimosia, fui em frente. Logo fiquei focado nos desafios que qualquer fotógrafo enfrenta aqui no Brasil (e acreditem, não são poucos).


Foi vencendo desafios como este que a Nikko cresceu. Passou de um simples estúdio de fotografia para um projeto muito maior. Uma empresa inspirada em técnicas e conceitos inovadores, com um estilo próprio. Ela oferece ao cliente opções de serviços fotográficos com estilo, linguagem, técnica e atendimento diferenciados. 



Um momento chave na história da sua vida ou a filosofia da sua empresa. Queremos contar uma história por meio de fotos e, principalmente, seguindo uma linha de pensamento (algo que considero cada vez mais raro). Não é por acaso que nossa filosofia é “show yourself”: mostrar quem você realmente é. E que fique claro que não fotografamos apenas orientais!

Queremos trazer a linguagem e o profissionalismo do oriente para o Brasil, além de aprimorar e aplicar ideias inovadoras em catálogos, retratos, casamentos e produtos diversos.



Nossa idéia não é limitar, e sim ampliar e mudar os conceitos!



Rafael Salvador